segunda-feira, 13 de outubro de 2014

A polêmica pesquisa Sensus/IstoÉ.




As pessoas que adoram por uma "teoria da conspiração" em tudo, neste segundo turno, tiveram uma ótima oportunidade para usa-la. A pesquisa de intenção de votos realizada pelo Instituto Sensus em conjunto com a revista IstoÉ, divulgada no último dia 11/10, mostra espantosos 17 pontos de diferença entre Aécio e Dilma. Os números são os seguintes: Aécio soma 52,4%, Dilma 36,7% e os indecisos, brancos e nulos são 11%, com margem de erro de 2,2% (+/- ). E a possível causadora dessa diferença gritante em relação aos outros institutos como o Ibope e Datafolha e a do Instituto Paraná, é que as datas da realização da pesquisa (entre a terça-feira 07/10 e a sexta-feira 10/10) mostram possível e parcialmente os efeitos da divulgação dos escândalos da Petrobras, mesmo muitos duvidando mesmo assim se essa pesquisa não foi alterada ou privilegiou cidades onde Aécio é mais forte.
  E esse episódio acontece logo depois de várias criticas que os institutos de pesquisas tem sofrido, devido que em praticamente em todos os institutos tivemos previsões totalmente erradas desde pesquisas para a presidência e em nível estadual/distrital, errando até quem iria para segundo turno ou não.
  Eu pessoalmente ainda tento acreditar nas pesquisas, pois se realmente não tiverem sendo realmente corretas podem estar de alguma forma manipular determinados eleitores que usam as pesquisas para decidir o voto (o que não deixa de ser uma bobagem).
  Vamos ver se a possível causa dessa diferença realmente aconteça nas próximas pesquisas realizadas pelos outros Institutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário